Explicação
Gênesis 9:19
Almeida Corrigida e Fiel (ACF)
Versículo
"Estes três foram os filhos de Noé; e destes se povoou toda a terra."
Explicação
No final do relato do Dilúvio, Gênesis 9:19 identifica os três filhos de Noé: Sem, Cam e Jafé. O versículo afirma que toda a humanidade descende destes três irmãos. Isso estabelece a base para a genealogia e a dispersão dos povos após o Dilúvio, explicando como a terra, que foi renovada pela promessa de Deus a Noé, começou a ser repovoada. É um versículo fundamental que liga o concerto pós-Dilúvio à promessa de que a humanidade continuaria a existir e a multiplicar-se, servindo como o ponto de partida para a história de todas as nações a partir do pequeno remanescente que sobreviveu à destruição.
Contexto Histórico
Este versículo está inserido no contexto imediato do Dilúvio, um evento cataclísmico que, segundo o relato bíblico, destruiu quase toda a vida na Terra, exceto Noé, sua família e os animais que estavam na Arca. Escrito provavelmente em um período anterior à monarquia israelita, o livro de Gênesis busca explicar as origens do mundo, da humanidade e do povo de Israel. A identificação dos três filhos de Noé serve para delinear as futuras linhagens e grupos étnicos que surgiriam, demonstrando a fidelidade de Deus à Sua promessa de não mais destruir toda a carne com um dilúvio. É um marco pós-Dilúvio.
Aplicação Prática
Para os cristãos hoje, Gênesis 9:19 nos lembra da unidade fundamental da família humana. Todos descendemos de um único ancestral comum após o Dilúvio: Noé, através de seus três filhos. Isso deveria promover um senso de responsabilidade e unidade em vez de divisão e preconceito entre os povos. A diversidade de culturas e línguas do mundo não nega essa origem compartilhada. Podemos aplicar este princípio promovendo a reconciliação, o amor ao próximo e reconhecendo a dignidade inerente a cada pessoa, independentemente de sua origem étnica ou cultural, pois todos são criados à imagem de Deus e compartilhamos uma ancestralidade comum.
Termos-Chave
Noé
Patriarca bíblico que, com sua família, sobreviveu ao Dilúvio na Arca.
Filhos de Noé
Sem, Cam e Jafé, os quais são considerados os ancestrais da humanidade após o Dilúvio.
Repovoou a terra
O processo pelo qual a humanidade, a partir da família de Noé, se espalhou e multiplicou novamente sobre a Terra após o Dilúvio.
Versículos Relacionados
Gênesis 36:33
"E morreu Bela; e Jobabe, filho de Zerá, de Bozra, reinou em seu lugar."
Gênesis 36:34
"E morreu Jobabe; e Husão, da terra dos temanitas, reinou em seu lugar."
Gênesis 36:35
"E morreu Husão, e em seu lugar reinou Hadade, filho de Bedade, o que feriu a Midiã, no campo de Moabe; e o nome da sua cidade foi Avite."