Buscar

Explicação

Juízes 20:17

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E contaram-se dos homens de Israel, afora os de Benjamim, quatrocentos mil homens que tiravam da espada, e todos eles homens de guerra."

Explicação

Este versículo descreve a impressionante mobilização militar do povo de Israel em resposta a um grave crime cometido pela tribo de Benjamim. Destaca que, excluindo os homens de Benjamim, 400.000 guerreiros israelitas estavam prontos para o combate. O número vasto de soldados demonstra a unidade e a determinação de Israel em defender a justiça e a lei divina, mesmo que isso significasse lutar contra uma de suas próprias tribos. A ênfase está na prontidão e na capacidade militar de Israel como um todo, exceto pela tribo em questão, para enfrentar uma crise interna que ameaçava a ordem estabelecida.

Contexto Histórico

O livro de Juízes retrata um período caótico na história de Israel, logo após a conquista da terra prometida. O versículo se insere no capítulo 20, que narra a guerra civil entre as outras tribos de Israel e a tribo de Benjamim, devido ao brutal crime contra a concubina de um levita. A contagem de 400.000 guerreiros aptos ao combate, homens de guerra de todas as outras tribos, sublinha a gravidade da situação e a resposta coletiva para restaurar a ordem e a justiça em Israel, refletindo a importância da aliança e da lei mosaica.

Aplicação Prática

Este versículo nos ensina sobre a importância da correção e da responsabilidade dentro de uma comunidade. Embora a realidade da guerra seja distante, o princípio de não tolerar o mal e buscar a justiça é atemporal. Para os cristãos, isso se traduz em confrontar o pecado em nossas vidas e em nossas comunidades de forma amorosa, mas firme. Devemos estar dispostos a defender os valores bíblicos e a nos posicionar contra a injustiça, priorizando a santidade e a unidade do corpo de Cristo. A prontidão para defender o que é certo, mesmo quando difícil, é uma lição valiosa.

Termos-Chave

Israel

O povo escolhido por Deus, descendente de Abraão, Isaque e Jacó.

Benjamim

A menor das doze tribos de Israel, descendente de Benjamim, o último filho de Jacó.

Guerreiros

Homens aptos para o serviço militar e para a batalha, capazes de usar armas.

Tribos de Israel

Doze divisões do povo de Israel, descendentes dos doze filhos de Jacó, que formavam a nação.

Versículos Relacionados