Buscar

Explicação

Juízes 21:22

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E será que, quando seus pais ou seus irmãos vierem a litigar conosco, nós lhes diremos: Por amor de nós, tende compaixão deles, pois nesta guerra não tomamos mulheres para cada um deles; por que não lhas destes vós, para que agora ficásseis culpados."

Explicação

Este versículo é parte de uma estratégia desesperada dos israelitas da tribo de Benjamim para garantir a continuidade de suas famílias. Após quase aniquilar a tribo de Benjamim, os homens de Israel juraram não dar suas filhas como esposas aos homens de Benjamim. Para resolver a escassez de mulheres em Benjamim, eles fizeram um plano: roubar mulheres de cidades vizinhas, com a concordância das donzelas de Siló, que foram levadas durante uma festa. Este versículo é a instrução dada aos homens de Benjamim sobre como se defender caso os pais ou parentes das mulheres buscada por eles viessem reclamar. A ideia é jogar a culpa nos parentes das mulheres, argumentando que eles deveriam ter dado suas filhas voluntariamente para evitar a tragédia.

Contexto Histórico

O livro de Juízes descreve um período sombrio na história de Israel, imediatamente após a conquista da Terra Prometida. A sociedade estava descentralizada, cada tribo agindo por si, e a apostasia e a imoralidade eram comuns. O capítulo 21 narra os eventos após quase a extinção da tribo de Benjamim devido a um ato vil. Para evitar a completa aniquilação de Benjamim, os israelitas implementaram um plano arriscado, que incluiu o rapto de mulheres de Siló. O versículo reflete a desorganização e as consequências éticas extremas de um povo que havia se afastado dos mandamentos divinos, recorrendo a soluções violentas e moralmente questionáveis para resolver crises demográficas.

Aplicação Prática

Embora o contexto de Juízes 21 seja moralmente complexo e contenha ações reprováveis, podemos extrair lições sobre a importância de proteger grupos vulneráveis e a responsabilidade que temos para com eles. O versículo em si, com sua argumentação, nos lembra da importância de assumir nossa responsabilidade nas consequências de nossas ações e nas de nossa comunidade. Em um contexto moderno, podemos aplicar o princípio de assumir a responsabilidade por resolver problemas sociais, em vez de culpar outros ou criar soluções que prejudiquem terceiros. Precisamos buscar soluções justas e éticas, garantindo que a continuidade e o bem-estar de um grupo não sejam alcançados à custa da injustiça para outro.

Termos-Chave

Siló

Uma cidade importante em Efraim, que serviu como centro religioso de Israel durante o período dos Juízes, onde o Tabernáculo esteve por um tempo.

Litigar

Entrar com um processo judicial ou disputar legalmente; debater acaloradamente.

Benjamim

A última tribo numerosa a nascer na narrativa bíblica, frequentemente associada a dificuldades e perseguições.

Culpados

Responsáveis por uma falha, erro ou crime; sujeitos a punição.

Versículos Relacionados