Buscar

Explicação

Juízes 3:21

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Então Eúde estendeu a sua mão esquerda, e tirou a espada de sobre sua coxa direita, e lha cravou no ventre,"

Explicação

Este versículo descreve um momento crítico no livro de Juízes, onde um homem chamado Eúde, que era canhoto, usa sua habilidade incomum para assassinar Eglon, o rei opressor de Moabe. Eglon era conhecido por sua obesidade, e Eúde aproveitou a oportunidade para se aproximar dele com um presente, e então cravar sua espada em seu ventre. A ação de Eúde foi parte de um plano maior para libertar o povo de Israel da opressão moabita. O versículo destaca como Deus pode usar pessoas e circunstâncias inesperadas para cumprir Seus propósitos de libertação.

Contexto Histórico

O livro de Juízes narra um período na história de Israel, após a conquista da terra prometida, onde o povo frequentemente se afastava de Deus, levando à opressão por nações vizinhas. Neste caso, Israel estava subjugado por Eglon, rei de Moabe, por dezoito anos. Eglon, descrito como muito obeso, residia em Jericó. Eúde, um israelita canhoto, foi escolhido para entregar um tributo a Eglon. Sua condição de canhoto, incomum na época e possivelmente vista com desconfiança, tornou-se a chave para seu sucesso. Ao se aproximar a sós, ele escondeu uma espada curta em sua coxa esquerda e a utilizou para matar o rei, iniciando assim uma revolta que libertou Israel.

Aplicação Prática

Este relato nos ensina que Deus pode usar as 'habilidades' ou características únicas de cada indivíduo, mesmo as que podem ser vistas como incomuns ou desvantagens, para Seus propósitos. Na vida moderna, isso significa que não devemos nos sentir limitados por nossas peculiaridades ou dificuldades. Em vez disso, podemos confiar que Deus pode nos capacitar a superar desafios e a sermos instrumentos em Suas mãos. Eúde demonstrou coragem, astúcia e dependência de Deus para agir em um momento crítico. Podemos aplicar isso buscando discernimento divino em nossas situações difíceis, agindo com coragem onde somos chamados e confiando que o Senhor usará nossas vidas, com todas as suas nuances, para Sua glória e para o bem.

Termos-Chave

Eglon

Rei moabita que oprimiu Israel por dezoito anos; descrito como muito obeso.

Eúde

Herói israelita, um dos juízes de Israel, notável por ser canhoto.

Moabe

Nação vizinha a Israel, descendente de Moabe, filho de Ló.

Canhoto

Pessoa que usa predominantemente a mão esquerda; incomum e às vezes visto com desconfiança na antiguidade.

Juízes

Líderes divinamente escolhidos que guiaram e libertaram o povo de Israel em tempos de opressão.

Versículos Relacionados

Hebreus 5:1

"PORQUE todo o sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados;"

Hebreus 5:2

"E possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados; pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza."

Hebreus 5:3

"E por esta causa deve ele, tanto pelo povo, como também por si mesmo, fazer oferta pelos pecados."