Eram as cem ovelhas e o valor de cada uma delas

Na parábola eram as cem ovelhas, que pode ser encontrado no evangelho de Lucas, um pastor é responsável e dono desse rebanho com cem ovelhas, e durante o percurso que faz diariamente com todas elas, percebe que uma acabou se perdendo pelo caminho.

Imagine-se vivendo em uma realidade de dois milênios ultrapassados, sendo possuidor de um abundante rebanho de cem ovelhas. Se considerarmos essa quantia nos termos atuais, ainda seria de grande valia, considere isso então há incontáveis anos.

Após ler essa mensagem,aproveite para ler também:

“Que homem dentre vós , tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e não vai após a perdida até que venha a achá-la”? Lucas 15:4. Será mesmo que todos os homens colocariam em risco a vida de outras noventa e nove ovelhas para achar apenas uma?

Eram as cem ovelhas

Se convertermos para os valores que têm regido as intenções de nossa sociedade, será que a ovelha não seria simplesmente esquecida, mediante o fato de que a perda monetária poderia ser muito maior durante a tentativa de resgatá-la?

A parábola Eram as cem ovelhas ensina muito sobre o valor de todos

Todas valem a pena

Toda ovelha vale a pena. Deus é misericordioso e fará de tudo para encontrar qualquer um, independente do caminho escolhido ou de um desvio não deliberado. Qualquer pessoa perdida pode e merece ser encontrada.

As ovelhas que se perderam no caminho demandam mais atenção e cuidado, e é nossa função auxiliar na interferência de Deus naquela alma perdida. A recuperação dela será um momento de alegria extrema, de plenitude, assim como foi o momento do retorno do pastor com a ovelha perdida.

Todos nós podemos ter nos perdido

Nós já podemos ter sido uma dessas ovelhas que saíram de perto do rebanho. Eram as cem ovelhas, se transformaram em noventa e nove uma vez, e pode vir a acontecer mais uma vez. Podemos ter deixado de nos arrepender com nossas atitudes, alimentando sentimentos ruins no coração, nos mantido longe da presença divina sem nenhum tipo de remorso. Se fomos resgatados, devemos saber que outras podem acabar se perdendo também e, podem muito bem ser encontradas.

Satisfação plena na recuperação

A empatia deve ser um sentimento sempre presente em seu coração. Tentar enxergar com os olhos dos outros é necessários, para que não entremos em uma onda de julgamentos e de briga de egos.

A alegria em ver uma pessoa recuperada depois de tempos de dificuldades é a mais pura possível, alimenta qualquer alma rica em empatia. Eram as cem ovelhas que faziam parte de um grupo e se deveriam se sentir parte de um grupo, assim como nós devemos nos sentir.

Alimentar o sentimento de comunidade entre as pessoas é também compartilhar e espalhar mensagens de sabedoria e positividade. Divida com o próximo não só essa reflexão sobre eram as cem ovelhas, mas mensagens que acalentam o coração em momentos de dificuldades, quando nos sentimos solitários e perdidos em um deserto, longe do nosso Pastor.