Gênesis 31 : 27 -53
-
27
Por que fugiste secretamente e me enganaste em vez de me avisar, para que eu te despedisse em paz, com alegria, cânticos, ao som de tamborins e harpas?
Gênesis, capítulo 31, Versículo 27
-
28
Não me permitiste beijar meus descendentes e minhas filhas. Verdadeiramente agiste como um insensato!
Gênesis, capítulo 31, Versículo 28
-
29
Agora, portanto, poderia causar-te sérios danos; entretanto, na noite passada, o Deus de teu pai, me preveniu com estas palavras: ‘Guarda-te, não digas nada a Jacó, não lhe faças qualquer promessa nem ameaça!’
Gênesis, capítulo 31, Versículo 29
-
30
Contudo, considerando que partiste porque tinhas tanta saudade da casa de teu pai, por que roubaste meus deuses?
Gênesis, capítulo 31, Versículo 30
-
31
Ao que Jacó prontamente respondeu: “Eu tive medo, pensei que tirarias tuas filhas de mim à força.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 31
-
32
Mas aquele junto ao qual encontrares teus deuses não ficará vivo: diante de nossos parentes, procura entre nós o que te pertence, e, se o encontrares, leva-o contigo!” Ora, Jacó, de fato, não sabia que Raquel os havia roubado.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 32
-
33
Então, Labão entrou na tenda de Jacó, e nas tendas de Lia e de suas duas servas, mas nada encontrou. Assim que saiu da tenda de Lia, entrou na tenda de Raquel.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 33
-
34
Raquel tinha depositado os ídolos dentro da sela do seu camelo e estava sentada em cima. Labão vasculhou toda a tenda, todavia sem nada encontrar.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 34
-
35
Então, Raquel pediu a seu pai: “Que meu senhor não veja com cólera que eu não possa me levantar em tua presença, pois estou com o fluxo costumeiro às mulheres”. E Labão procurou com cuidado suas imagens, mas não as encontrou.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 35
-
36
Jacó ficou irado e discutiu com Labão exclamando: “Qual é meu crime? Que pecado cometi para que me persigas?
Gênesis, capítulo 31, Versículo 36
-
37
Procuraste entre todos os meus utensílios: encontraste acaso algum objeto de tua casa? Põe-no aqui, diante de meus irmãos e teus irmãos, e que eles julguem entre nós!
Gênesis, capítulo 31, Versículo 37
-
38
Eis que há vinte anos estou contigo: tuas ovelhas e tuas cabras não abortaram e eu não comi os cordeiros do teu rebanho.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 38
-
39
Não te apresentei os animais despedaçados pelas feras, mas eu mesmo compensava sua perda: de mim reclamavas o que fora roubado de dia e o que fora roubado de noite.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 39
-
40
Durante o dia devorava-me o calor, durante a noite, o frio; e o sono fugia de meus olhos.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 40
-
41
Eis que já estou há vinte anos em tua casa: eu te servi catorze anos por tuas duas filhas e mais seis anos por teu rebanho, e dez vezes tu mudaste o meu pagamento.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 41
-
42
Se o Deus de meu pai, o Deus de Abraão, o Temor de Isaque, não estivesse me abençoando, certamente tu me terias despedido de mãos vazias. Mas Deus viu minhas canseiras e o trabalho exaustivo dos meus braços e, na noite passada, fez-me justiça!”
Gênesis, capítulo 31, Versículo 42
-
43
Assim, retrucou Labão a Jacó: “Minhas são as filhas, meus são os netos, meus são estes rebanhos, tudo o que teus olhos podem ver é meu. Contudo, o que posso fazer hoje por minhas filhas e pelas crianças que elas deram ao mundo?
Gênesis, capítulo 31, Versículo 43
-
44
Portanto, vem; e celebremos um trato, eu e tu, que sirva de testemunho entre mim e ti.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 44
-
45
Então, Jacó tomou uma pedra e a colocou em pé como se fosse um pilar.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 45
-
46
E convidou seus irmãos: “Ajuntai algumas pedras!” E tomaram pedras e fizeram um amontoado delas. Em seguida prepararam uma refeição e comeram todos juntos, ao lado do monte de pedras.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 46
-
47
Labão o denominou Jegar-Saaduta, em sua língua, e Jacó o chamou Geleede.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 47
-
48
E Labão explicou: “Seja hoje este montão de pedras por testemunha entre mim e ti!”, por isso, lhe deram o nome de Geleede.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 48
-
49
Foi também conhecido como Mispá, “torre de vigia”, porque Labão declarou ainda: “Que o SENHOR nos vigie, a mim e a ti, quando estivermos separados um do outro!
Gênesis, capítulo 31, Versículo 49
-
50
Se maltratares as minhas filhas e tomares outras mulheres além delas, não estando ninguém conosco, atenta em que Deus é testemunha entre mim e ti!”
Gênesis, capítulo 31, Versículo 50
-
51
Disse mais Labão a Jacó: “Eis estas pedras que amontoei e que formam um pilar testemunhal entre mim e ti.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 51
-
52
Este monte de pedras ergue-se como estela e testemunho de que não devo ultrapassar este marco em direção ao teu lado a fim de prejudicar-te, e tu não passarás destas pedras para o meu lado, com más intenções.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 52
-
53
Que o Deus de Abraão, o Deus de Naor, o Deus do pai deles arbitrem entre nós!” Contudo, Jacó fez um juramento em o Nome do Deus a quem Isaque, seu pai, adorava.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 53
Compartilhar estes versículos:
Este versículo s de Gênesis 31:27-53 da King James Atualizada (KJA) está disponível para leitura online gratuita.
Sobre Gênesis
Gênesis é um livro da Bíblia que faz parte do Velho Testamento. Este livro contém 50 capítulos e é essencial para o entendimento das Sagradas Escrituras.