Juízes 9 : 31 -57
-
31
Secretamente mandou mensageiros a Abimeleque com a seguinte notícia: “Gaal, filho de Ebede, e seus parentes chegaram a Siquém e estão mobilizando toda a cidade contra ti!
Juízes, capítulo 9, Versículo 31
-
32
Levanta-te, pois, durante a noite, tu e as pessoas que estão contigo, e arma emboscadas no campo;
Juízes, capítulo 9, Versículo 32
-
33
de manhã, ao raiar do sol, aparece de surpresa e investe contra a cidade. Quando Gaal e os que estão com ele saírem ao teu encontro, fazei com eles o que desejares!”
Juízes, capítulo 9, Versículo 33
-
34
Então Abimeleque e todas as suas tropas partiram no meio da noite e prepararam emboscadas nas proximidades de Siquém, divididos em quatro grupos militares.
Juízes, capítulo 9, Versículo 34
-
35
Ora, Gaal, filho de Ebede, havia se retirado e parou à entrada da porta da cidade, quando Abimeleque e seus comandados surgiram das suas emboscadas.
Juízes, capítulo 9, Versículo 35
-
36
Observando aquela gente, Gaal comentou com Zebul: “Eis que desce gente do cume dos montes!” Todavia, Zebul ponderou: “O que vês é apenas a sombra dos montes e a estás confundindo com uma multidão em movimento”.
Juízes, capítulo 9, Versículo 36
-
37
Contudo, Gaal afirmou novamente: “Vê melhor! Eis que descem homens da parte central da colina, do Umbigo da Terra, e uma companhia militar que vem se aproximando pelo caminho do Carvalho de Meonenim, Adivinhadores!”
Juízes, capítulo 9, Versículo 37
-
38
Então Zebul indagou: “Que fizeste da tua língua, com a qual bradavas: ‘Quem é Abimeleque para que o sirvamos?’ Não são estes os homens que tu ridicularizaste? Ora, pois, agora sai e luta contra eles!”
Juízes, capítulo 9, Versículo 38
-
39
Então Gaal saiu à frente dos cidadãos de Siquém e pelejou contra Abimeleque,
Juízes, capítulo 9, Versículo 39
-
40
Mas Abimeleque o perseguiu, pois acabara fugindo do campo de batalha, e muitos tombaram mortos antes que alcançassem a porta da cidade.
Juízes, capítulo 9, Versículo 40
-
41
Abimeleque retornou para Arumá, e Zebul, perseguindo a Gaal e seus parentes, impediu-lhes que habitassem em Siquém.
Juízes, capítulo 9, Versículo 41
-
42
No dia seguinte, o povo de Siquém saiu pelo portão da cidade e se dirigiu aos campos, e Abimeleque ficou sabendo disso.
Juízes, capítulo 9, Versículo 42
-
43
Então tomou sua gente, dividiu-a em três companhias militares e se pôs em emboscadas pelos campos. Assim que avistou o povo deixando a cidade, levantou-se contra eles e os exterminou.
Juízes, capítulo 9, Versículo 43
-
44
Enquanto Abimeleque e o grupo que estava com ele avançaram e dominaram o portão da cidade, os outros dois grupos fizeram o mesmo contra os que estavam no campo, e os massacraram.
Juízes, capítulo 9, Versículo 44
-
45
Abimeleque desferiu violento ataque contra toda a cidade durante o dia inteiro. Depois de possuí-la, dizimou impiedosamente seus habitantes, destruiu toda a cidade e espalhou sal sobre ela.
Juízes, capítulo 9, Versículo 45
-
46
Assim que souberam destas notícias, todos os líderes e cidadãos que estavam na torre de Siquém refugiaram-se na fortaleza do templo de Bet-El-Berit, Baal-Berite.
Juízes, capítulo 9, Versículo 46
-
47
Logo que Abimeleque foi informado que o povo se havia reunido lá,
Juízes, capítulo 9, Versículo 47
-
48
ele e todos os seus homens subiram ao monte Zalmom. Ele apanhou um machado, cortou um galho de árvore e o colocou sobre os ombros. Em seguida ordenou aos seus comandados: “Depressa! Como me vistes fazer, fazei-o agora mesmo vós também!”
Juízes, capítulo 9, Versículo 48
-
49
Todos os seus homens cortaram cada qual o seu galho, e seguiram a Abimeleque. Amontoaram os galhos sobre a cripta e os queimaram sobre os que ali se haviam escondido. E assim pereceu todo o povo que havia se refugiado na torre de Siquém, cerca de mil homens e mulheres.
Juízes, capítulo 9, Versículo 49
-
50
Depois Abimeleque avançou sobre a cidade de Tebes, cercou-a e tomou-a.
Juízes, capítulo 9, Versículo 50
-
51
Havia no centro da cidade, uma torre fortificada, onde se refugiaram todos os homens e mulheres e todos os líderes da cidade. Tendo fechado a porta atrás de si, subiram ao terraço da torre.
Juízes, capítulo 9, Versículo 51
-
52
Abimeleque aproximou-se da torre e a atacou. Ao chegar próximo da porta da torre para lhe atear fogo,
Juízes, capítulo 9, Versículo 52
-
53
uma mulher jogou sobre ele uma pedra de moinho que o atingiu na cabeça, rachando-lhe o crânio.
Juízes, capítulo 9, Versículo 53
-
54
No mesmo momento ele chamou seu escudeiro e lhe ordenou: “Toma a tua espada e mata-me, para que não se divulgue que uma mulher conseguiu me abater!” Então o jovem que transportava suas armas o atravessou com sua espada, e ele morreu.
Juízes, capítulo 9, Versículo 54
-
55
Quando os israelitas observaram que Abimeleque estava morto, retornaram cada um para sua habitação.
Juízes, capítulo 9, Versículo 55
-
56
E assim Deus fez recair sobre Abimeleque o devido castigo por todo o mal que ele havia praticado a seu pai, assassinando os seus setenta irmãos.
Juízes, capítulo 9, Versículo 56
-
57
Deus fez igualmente que todos os cidadãos de Siquém pagassem por toda a maldade deles. Desse modo, cumpriu-se sobre eles a maldição de Jotão, filho de Jerubaal.
Juízes, capítulo 9, Versículo 57
Compartilhar estes versículos:
Este versículo s de Juízes 9:31-57 da King James Atualizada (KJA) está disponível para leitura online gratuita.
Sobre Juízes
Juízes é um livro da Bíblia que faz parte do Velho Testamento. Este livro contém 21 capítulos e é essencial para o entendimento das Sagradas Escrituras.