Lucas 8 : 4 -18
-
4
E ocorreu que uma grande multidão se reuniu, e pessoas de todas as cidades vieram ouvir a Jesus. Foi quando Ele lhes propôs a seguinte parábola:
Lucas, capítulo 8, Versículo 4
-
5
“Eis que um semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho; foi pisoteada, e as aves do céu a devoraram.
Lucas, capítulo 8, Versículo 5
-
6
Outra parte caiu sobre as rochas e, quando germinou, as plantas secaram, pois não havia umidade suficiente.
Lucas, capítulo 8, Versículo 6
-
7
Outra parte ainda, caiu entre os espinhos, que com ela cresceram e sufocaram suas plantas.
Lucas, capítulo 8, Versículo 7
-
8
Todavia, uma outra parte, caiu em boa terra. Germinou, cresceu e produziu grande colheita, a cem por um”. Tendo concluído esta parábola, exclamou: “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!” Jesus explica a parábola
Lucas, capítulo 8, Versículo 8
-
9
Seus discípulos lhe perguntaram o que Ele queria comunicar com aquela parábola.
Lucas, capítulo 8, Versículo 9
-
10
Ao que Ele lhes replicou: “A vós outros é concedido saber os mistérios do Reino de Deus; aos demais, contudo, anuncio através de parábolas, para que ‘vendo, não vejam; e ouvindo, não compreendam’.
Lucas, capítulo 8, Versículo 10
-
11
Eis, portanto, o esclarecimento desta parábola: A semente é a Palavra de Deus.
Lucas, capítulo 8, Versículo 11
-
12
As que caíram à beira do caminho representam todos os que ouvem, mas então chega o Diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não venham a crer e não sejam salvos.
Lucas, capítulo 8, Versículo 12
-
13
As que caíram sobre as rochas simbolizam os que recebem a Palavra com alegria assim que a ouvem, contudo não possuem raiz. Crêem por um período, mas desistem no tempo da provação.
Lucas, capítulo 8, Versículo 13
-
14
As que caíram entre os espinhos, significam os que ouvem; todavia, ao seguirem seu caminho, são sufocados pelas muitas ansiedades, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida, e não conseguem amadurecer.
Lucas, capítulo 8, Versículo 14
-
15
No entanto, as que caíram em boa terra, são os que, de bom coração e com sinceridade, ouvem a Palavra, a entesouram, e com perseverança, frutificam.
Lucas, capítulo 8, Versículo 15
-
16
Não há ninguém que, depois de acender uma candeia, a esconda debaixo de um jarro ou a coloque sob a cama. Ao contrário, coloca-a num lugar apropriado, de maneira que todos aqueles que entram, vejam o resplandecer da luz.
Lucas, capítulo 8, Versículo 16
-
17
Porquanto não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz.
Lucas, capítulo 8, Versículo 17
-
18
Assim sendo, vede, pois, como ouvis; porque ao que tiver, mais se lhe concederá; e ao que não tiver, até mesmo aquilo que imagina possuir lhe será tirado”.
Lucas, capítulo 8, Versículo 18
Compartilhar estes versículos:
Este versículo s de Lucas 8:4-18 da King James Atualizada (KJA) está disponível para leitura online gratuita.
Sobre Lucas
Lucas é um livro da Bíblia que faz parte do Novo Testamento. Este livro contém 24 capítulos e é essencial para o entendimento das Sagradas Escrituras.