2 Samuel 23 : 1 -18
-
1
Estas são as últimas palavras de Davi: “Palavras de Davi, filho de Jessé; o homem que foi exaltado, o escolhido do Deus de Jacó; Davi, o amado salmista de Israel.
2 Samuel, capítulo 23, Versículo 1
-
2
“O Espírito do SENHOR falou por meio de mim; e a sua palavra estava na minha boca.
2 Samuel, capítulo 23, Versículo 2
-
3
O Deus de Israel falou; a Rocha de Israel me disse: ‘Quem governa o povo com justiça, quem reina com o temor de Deus,
2 Samuel, capítulo 23, Versículo 3
-
4
é como a luz da manhã; como uma manhã, sem nuvens, que faz brotar da terra a grama verde e macia, como o sol que brilha depois de uma chuva’.
2 Samuel, capítulo 23, Versículo 4
-
5
E a minha família foi a escolhida! Sim, Deus fez uma aliança comigo; a sua aliança é eterna, final e selada. Ele cuidará constantemente da minha segurança e concederá tudo quanto eu desejo.
2 Samuel, capítulo 23, Versículo 5
-
6
Mas os infiéis serão atirados fora como espinhos que ferem as mãos que neles tocam.
2 Samuel, capítulo 23, Versículo 6
-
7
Quem quiser cortá-los precisa proteger-se com uma ferramenta de ferro ou de madeira; eles devem ser destruídos com fogo”.
2 Samuel, capítulo 23, Versículo 7
-
8
Estes são os nomes dos três guerreiros mais importantes de Davi: O primeiro era Josebe-Bassebete, de Taquemoni, chefe de três guerreiros principais; este uma vez matou oitocentos homens com uma lança, numa batalha.
2 Samuel, capítulo 23, Versículo 8
-
9
O segundo era Eleazar, filho de Dodô, e neto de Aoí. Ele era um dos três guerreiros principais que, com Davi, destruiu os filisteus, em Pas-Damim, depois que o exército de Israel já se havia dispersado.
2 Samuel, capítulo 23, Versículo 9
-
10
Eleazar manteve a sua posição e feriu os filisteus até que sua mão ficou com cãibra, e ele não podia largar a espada; o SENHOR lhe deu uma grande vitória naquele dia. O restante do exército não voltou, a não ser na hora de saquear os mortos.
2 Samuel, capítulo 23, Versículo 10
-
11
Depois de Eleazar vem Samá, filho de Agé, de Harar. Durante um ataque de uma tropa dos filisteus em Leí, quando todos os homens de Davi fugiram,
2 Samuel, capítulo 23, Versículo 11
-
12
ele se colocou sozinho num campo de lentilhas e derrotou os filisteus. O SENHOR lhe deu uma grande vitória.
2 Samuel, capítulo 23, Versículo 12
-
13
Perto do início da colheita, quando Davi estava na caverna de Adulão e os invasores filisteus estavam acampados no vale de Refaim, três chefes dos trinta valentes do exército de Israel desceram à caverna para ficar com Davi.
2 Samuel, capítulo 23, Versículo 13
-
14
Davi estava na fortaleza nessa ocasião, e os filisteus na cidade vizinha de Belém.
2 Samuel, capítulo 23, Versículo 14
-
15
Então Davi disse: “Estou com tanta sede daquela água pura do poço que fica perto da porta de Belém!”
2 Samuel, capítulo 23, Versículo 15
-
16
Então os três homens atravessaram com valentia as fileiras dos filisteus, tiraram a água do poço e a trouxeram a Davi. Ele, porém, se recusou a tomá-la! Em vez disso, despejou a água no chão como oferta ao SENHOR e disse:
2 Samuel, capítulo 23, Versículo 16
-
17
“Ó SENHOR Deus, eu não posso tomar dessa água. Ela é como o sangue destes homens que arriscaram a sua vida por mim, atravessando as fileiras dos filisteus”. Esses foram os feitos destes três principais guerreiros.
2 Samuel, capítulo 23, Versículo 17
-
18
Abisai, irmão de Joabe, filho de Zeruia, era o líder dos Trinta. Certa vez, ele, com a sua lança, matou trezentos inimigos. Foi com esse ato que ele ganhou lugar entre os mais valentes de Israel.
2 Samuel, capítulo 23, Versículo 18
Compartilhar estes versículos:
Este versículo s de 2 Samuel 23:1-18 da Nova Bíblia Viva (NBV) está disponível para leitura online gratuita.
Sobre 2 Samuel
2 Samuel é um livro da Bíblia que faz parte do Velho Testamento. Este livro contém 24 capítulos e é essencial para o entendimento das Sagradas Escrituras.