Ezequiel 20 : 1 -19
-
1
No décimo dia do quinto mês do sétimo ano do exílio, alguns homens idosos, líderes de Israel, vieram à minha casa para pedir orientação do SENHOR. Eles ficaram sentados diante de mim, esperando a resposta.
Ezequiel, capítulo 20, Versículo 1
-
2
E esta foi a resposta do SENHOR:
Ezequiel, capítulo 20, Versículo 2
-
3
“Filho do homem, responda assim aos líderes de Israel: Assim diz o Soberano, o SENHOR: Como vocês se atrevem a me pedir orientação? Juro, pela minha própria vida, que não lhes direi uma só palavra! Palavra do Soberano, o SENHOR.
Ezequiel, capítulo 20, Versículo 3
-
4
“Você os julgará? Você os julgará, filho do homem? Então mostre a eles os horríveis pecados que seus antepassados cometeram.
Ezequiel, capítulo 20, Versículo 4
-
5
Diga-lhes: Assim diz o Soberano, o SENHOR: Quando escolhi Israel para ser meu povo, jurei com mão erguida para meu povo que eu, o SENHOR, seria o seu Deus. Mostrei-lhes quem eu era, e eles me conheceram.
Ezequiel, capítulo 20, Versículo 5
-
6
Prometi tirar Israel do Egito, e jurei que lhe daria uma terra onde manam leite e mel, escolhida para eles havia muito tempo, a melhor terra de todas as terras.
Ezequiel, capítulo 20, Versículo 6
-
7
Mas exigi deles uma coisa: Joguem fora os ídolos repugnantes que vocês têm adorado aqui no Egito! Limpem suas vidas da impureza espiritual do Egito! Eu sou o SENHOR, o seu Deus.
Ezequiel, capítulo 20, Versículo 7
-
8
“Mas eles não me obedeceram! Não quiseram deixar de lado as imagens dos deuses do Egito; estavam muito felizes e satisfeitos com aqueles ídolos. Eu poderia muito bem lançar sobre eles toda a minha ira, destruí-los antes mesmo de saírem do Egito.
Ezequiel, capítulo 20, Versículo 8
-
9
Mas, por amor do meu nome, eu não castiguei ali mesmo o povo de Israel. Se isso acontecesse, os outros povos iriam zombar de mim, porque eu já tinha mostrado ao mundo quem eu era.
Ezequiel, capítulo 20, Versículo 9
-
10
Por isso, livrei-os da escravidão no Egito e os levei para o deserto.
Ezequiel, capítulo 20, Versículo 10
-
11
Ali, lhes dei os meus mandamentos. Quem cumprir fielmente esses mandamentos, viverá.
Ezequiel, capítulo 20, Versículo 11
-
12
Para se lembrarem de que fui eu, o SENHOR, quem escolheu Israel para ser o meu povo santo, separado do pecado, criei o sábado — o dia do descanso — um dia separado na semana.
Ezequiel, capítulo 20, Versículo 12
-
13
“Apesar disso, ainda no deserto eles se revoltaram contra mim. Desobedeceram aos meus mandamentos, que são fonte de vida para quem obedece! Não respeitaram os meus sábados. Mais uma vez, tive motivos suficientes para lançar sobre eles a minha ira e acabar com Israel, ali mesmo, no meio do deserto.
Ezequiel, capítulo 20, Versículo 13
-
14
“Mas, novamente, para proteger a honra do meu nome da zombaria dos povos que me tinham visto libertar Israel do Egito, não destruí o povo. Aí as outras nações diriam: ‘Ele não foi capaz de cuidar de Israel e, por isso, o destruiu’.
Ezequiel, capítulo 20, Versículo 14
-
15
Mas, como castigo, jurei que nenhum daqueles desobedientes entraria na terra prometida, terra onde há leite e mel em abundância, a melhor terra de todas as terras.
Ezequiel, capítulo 20, Versículo 15
-
16
Foi esse o resultado da desobediência às minhas leis! Eles não seguiram os meus mandamentos e não respeitaram os dias de descanso, pois os seus corações ainda amavam os seus ídolos do Egito.
Ezequiel, capítulo 20, Versículo 16
-
17
Apesar de todos esses pecados, eu não os destruí completamente no deserto.
Ezequiel, capítulo 20, Versículo 17
-
18
Depois, avisei a geração seguinte: Não cometam os mesmos pecados de seus pais! Não adorem os ídolos do Egito como eles fizeram!
Ezequiel, capítulo 20, Versículo 18
-
19
Eu sou o SENHOR, eu sou o seu Deus! Obedeçam às minhas leis, ponham em prática os meus mandamentos.
Ezequiel, capítulo 20, Versículo 19
Compartilhar estes versículos:
Este versículo s de Ezequiel 20:1-19 da Nova Bíblia Viva (NBV) está disponível para leitura online gratuita.
Sobre Ezequiel
Ezequiel é um livro da Bíblia que faz parte do Velho Testamento. Este livro contém 48 capítulos e é essencial para o entendimento das Sagradas Escrituras.