Jeremias 37 : 3 -21
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3
Porém, o rei Zedequias mandou Jucal, filho de Selemias, e o sacerdote Sofonias, filho de Maaseias, a Jeremias com esta mensagem: “Ore ao SENHOR, ao nosso Deus, por nós”.
Jeremias, capítulo 37, Versículo 3
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4
Jeremias ainda não havia sido preso e podia circular livremente entre o povo.
Jeremias, capítulo 37, Versículo 4
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5
Nessa época, o exército do faraó chegou à fronteira sul de Judá para libertar Jerusalém, que estava cercada pelos exércitos da Babilônia. Nabucodonosor mandou suspender o cerco da cidade e partiu para o Sul, para combater o exército egípcio.
Jeremias, capítulo 37, Versículo 5
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6
Então o SENHOR falou mais uma vez a Jeremias, o profeta:
Jeremias, capítulo 37, Versículo 6
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7
“Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Esta é a resposta que vocês devem dar ao rei Zedequias, que me pediu ajuda. O exército do faraó, que se aproxima para ajudar Jerusalém, será obrigado a fugir de volta para o Egito!
Jeremias, capítulo 37, Versículo 7
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8
Os babilônios vão voltar e atacar esta cidade; eles a conquistarão e a queimarão de alto a baixo”.
Jeremias, capítulo 37, Versículo 8
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9
Assim diz o SENHOR: “Não fiquem enganando a si mesmos, dizendo: ‘Os babilônios certamente irão embora para sempre’. Eles voltarão!
Jeremias, capítulo 37, Versículo 9
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10
E mesmo que vocês derrotassem todo o exército da Babilônia que está cercando Jerusalém, mesmo que só restassem alguns soldados babilônios, feridos em suas tendas, eles se levantariam e destruiriam Jerusalém, incendiando a cidade”.
Jeremias, capítulo 37, Versículo 10
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11
Quando o exército babilônio se retirou de Jerusalém para combater os egípcios, ao sul de Judá, por causa do exército do faraó,
Jeremias, capítulo 37, Versículo 11
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12
Jeremias saiu de Jerusalém para ir à terra de Benjamim tomar posse do campo que havia comprado em Anatote.
Jeremias, capítulo 37, Versículo 12
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13
Quando estava passando pelo portão de Benjamim, um guarda que vigiava o portão prendeu Jeremias, dizendo: “Você é um traidor! Está querendo fugir para junto do exército da Babilônia!” O nome do guarda era Jerias, filho de Selemias e neto de Hananias.
Jeremias, capítulo 37, Versículo 13
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14
“Isso é mentira”, exclamou Jeremias. “Não sou traidor e não estou passando para o lado dos babilônios”. Mas Jerias não quis saber de explicações e levou Jeremias às autoridades.
Jeremias, capítulo 37, Versículo 14
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15
Estas ficaram furiosas com o profeta. Mandaram que Jeremias fosse chicoteado e preso na casa de Jônatas, o secretário. Essa casa tinha sido transformada em prisão,
Jeremias, capítulo 37, Versículo 15
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e lá Jeremias ficou preso numa cela subterrânea por um longo tempo.
Jeremias, capítulo 37, Versículo 16
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17
Mas o rei Zedequias, em segredo, mandou buscar Jeremias e levá-lo ao palácio real. Lá, perguntou: “O SENHOR mandou alguma mensagem a você?” “Sim”, respondeu Jeremias. “Você será completamente derrotado pelo rei da Babilônia”.
Jeremias, capítulo 37, Versículo 17
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18
Então Jeremias perguntou ao rei a razão de ter sido preso: “O que fiz para ser preso? Que crime cometi contra o rei, ou contra as autoridades, ou contra o povo, para ser jogado naquela prisão?
Jeremias, capítulo 37, Versículo 18
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19
Quem merece a prisão são os profetas que profetizam: ‘O rei da Babilônia não atacará nem a vocês nem esta terra’. Onde estão eles?
Jeremias, capítulo 37, Versículo 19
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20
Agora, ó rei Zedequias, meu senhor, escute-me, por favor. Não me mande voltar à prisão da casa de Jônatas, o secretário, senão morrerei ali”.
Jeremias, capítulo 37, Versículo 20
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21
Então o rei Zedequias ordenou que Jeremias não fosse levado de volta para a prisão. Ele foi mantido prisioneiro em uma cela junto ao alojamento dos guardas do palácio. Ali, recebeu diariamente um pão fresco da rua dos padeiros, enquanto havia pão na cidade. Assim Jeremias ficou no pátio da guarda.
Jeremias, capítulo 37, Versículo 21
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Este versículo s de Jeremias 37:3-21 da Nova Bíblia Viva (NBV) está disponível para leitura online gratuita.
Sobre Jeremias
Jeremias é um livro da Bíblia que faz parte do Velho Testamento. Este livro contém 52 capítulos e é essencial para o entendimento das Sagradas Escrituras.