Levítico 25 : 21 -40
-
21
saibam que os abençoarei tanto no sexto ano que colherão produtos suficientes para três anos.
Levítico, capítulo 25, Versículo 21
-
22
Quando vocês estiverem plantando no oitavo ano, estarão comendo daquilo que colheram no sexto ano e disso continuarão comendo até a colheita do nono ano.
Levítico, capítulo 25, Versículo 22
-
23
“E lembrem que a terra é minha. Portanto, nenhuma terra poderá ser vendida definitivamente. Vocês são simples estrangeiros e peregrinos.
Levítico, capítulo 25, Versículo 23
-
24
Todo contrato de venda terá de ter uma cláusula que dá o direito ao vendedor de resgatar a terra vendida mediante o pagamento do resgate.
Levítico, capítulo 25, Versículo 24
-
25
“Se o seu irmão empobrecer e vender uma parte das suas terras, seu parente mais próximo virá e resgatará o que seu irmão vendeu.
Levítico, capítulo 25, Versículo 25
-
26
Pode ocorrer que ninguém possa fazer esse pagamento. Neste caso, assim que melhorar a situação financeira do vendedor, ele poderá recuperar a terra.
Levítico, capítulo 25, Versículo 26
-
27
O preço será calculado de acordo com o número de colheitas que falta fazer até o Ano do Jubileu. Aquele que tinha comprado a terra terá de aceitar o negócio. Assim o primeiro proprietário poderá voltar às terras dele.
Levítico, capítulo 25, Versículo 27
-
28
Mas, se não adquirir os recursos para tornar a comprar a terra, terá de esperar até o Ano do Jubileu. Nesse ano a terra voltará a pertencer ao primeiro proprietário.
Levítico, capítulo 25, Versículo 28
-
29
“Quando alguém vender uma casa numa cidade murada, o vendedor só poderá comprar de novo a casa dentro de um ano, a contar do dia da venda.
Levítico, capítulo 25, Versículo 29
-
30
Se não for resgatada dentro desse prazo, a casa ficará definitivamente com o novo proprietário e com os descendentes dele; nem no Ano do Jubileu será devolvida ao primeiro proprietário.
Levítico, capítulo 25, Versículo 30
-
31
Mas as casas das vilas que não forem muradas serão negociadas como as terras. Tanto poderão ser compradas de novo pelo primeiro proprietário como terão de ser devolvidas no Ano do Jubileu, se não tiverem sido resgatadas antes.
Levítico, capítulo 25, Versículo 31
-
32
“No caso das cidades dos levitas, eles sempre terão o direito de resgatar suas casas nas cidades que lhes pertencem.
Levítico, capítulo 25, Versículo 32
-
33
Mas, se o levita vender a sua casa numa dessas cidades e não tornar a comprá-la, é resgatável e terá de ser devolvida no Jubileu, porque as casas das cidades onde os levitas moram serão suas propriedades permanentes entre os israelitas.
Levítico, capítulo 25, Versículo 33
-
34
Mas os campos em volta das cidades não podem ser vendidos; são propriedades permanentes dos levitas.
Levítico, capítulo 25, Versículo 34
-
35
“Se o seu irmão empobrecer e não puder sustentar-se, você é responsável pelo sustento dele. Ajude-o como se ele fosse um estrangeiro que mora no meio do povo ou peregrino, para que possa continuar morando com você.
Levítico, capítulo 25, Versículo 35
-
36
Não cobre dele juro, nem pagamento algum; mas tema ao seu Deus, para que o seu irmão continue a viver entre vocês.
Levítico, capítulo 25, Versículo 36
-
37
Note bem! Não queira tirar proveito dele. Você não poderá exigir juros do dinheiro que você emprestar a ele, nem emprestar mantimento visando algum lucro.
Levítico, capítulo 25, Versículo 37
-
38
Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês, que os tirou da terra do Egito, para dar a vocês a terra de Canaã e para ser o seu Deus!
Levítico, capítulo 25, Versículo 38
-
39
“Se alguém do povo israelita ficar tão pobre e se vender a você, não o faça trabalhar como um escravo!
Levítico, capítulo 25, Versículo 39
-
40
Ele prestará serviços a você como trabalhador contratado, ou como residente temporário; ele trabalhará para você até o Ano do Jubileu.
Levítico, capítulo 25, Versículo 40
Compartilhar estes versículos:
Este versículo s de Levítico 25:21-40 da Nova Bíblia Viva (NBV) está disponível para leitura online gratuita.
Sobre Levítico
Levítico é um livro da Bíblia que faz parte do Velho Testamento. Este livro contém 27 capítulos e é essencial para o entendimento das Sagradas Escrituras.