Levítico 25 : 27 -54
-
27
Ele descontará o valor das colheitas que o terreno tiver produzido desde o último Ano da Libertação e calculará o preço a pagar, tendo como base os anos de colheita que ainda faltarem até o seguinte Ano da Libertação. E assim ele será novamente o dono do terreno.
Levítico, capítulo 25, Versículo 27
-
28
Mas, se ele não tiver o suficiente para tornar a comprar o terreno, então este ficará pertencendo ao comprador até o seguinte Ano da Libertação. Nesse ano o terreno voltará a pertencer ao primeiro dono.
Levítico, capítulo 25, Versículo 28
-
29
Se um homem vender uma casa que fica numa cidade protegida por muralhas, ele terá o direito de tornar a comprar a casa até um ano depois da venda.
Levítico, capítulo 25, Versículo 29
-
30
Mas, se dentro de um ano ele não comprá-la, então ela pertencerá ao comprador e aos seus descendentes para sempre. Nem mesmo no Ano da Libertação a casa voltará a ser do primeiro dono.
Levítico, capítulo 25, Versículo 30
-
31
Porém as casas que ficam em cidades sem muralhas são como os terrenos; o primeiro dono tem o direito de tornar a comprar a casa, e no Ano da Libertação ela volta a ser do primeiro dono.
Levítico, capítulo 25, Versículo 31
-
32
Os levitas têm sempre o direito de tornar a comprar as suas casas que ficam nas cidades onde moram.
Levítico, capítulo 25, Versículo 32
-
33
Mas, se um levita vender a sua casa numa dessas cidades e não tornar a comprá-la, então no Ano da Libertação a casa volta a ser dele; pois as casas das cidades onde os levitas moram serão sua propriedade permanente no meio do povo de Israel.
Levítico, capítulo 25, Versículo 33
-
34
Mas os campos em volta das cidades onde os levitas moram não podem ser vendidos; eles pertencem aos levitas para sempre.
Levítico, capítulo 25, Versículo 34
-
35
Se um israelita que mora perto de você ficar pobre e não puder sustentar-se, então você tem o dever de tomar conta dele. Ajude-o como se ele fosse um estrangeiro que mora no meio do povo, a fim de que ele continue a morar perto de você.
Levítico, capítulo 25, Versículo 35
-
36
Não cobre juros sobre o dinheiro que você lhe emprestar. Respeite a ordem de Deus para que esse homem continue a morar perto de você.
Levítico, capítulo 25, Versículo 36
-
37
Não cobre juros sobre o que você lhe emprestar, nem tire lucro dos alimentos que você lhe vender.
Levítico, capítulo 25, Versículo 37
-
38
É isso o que o SENHOR, nosso Deus, nos manda fazer. Foi ele quem nos tirou do Egito para nos dar a terra de Canaã e para ser o nosso Deus.
Levítico, capítulo 25, Versículo 38
-
39
Se um israelita que mora perto de você ficar tão pobre, que chegue a ponto de ter de se vender a você para ser seu escravo, não o faça trabalhar como escravo.
Levítico, capítulo 25, Versículo 39
-
40
Trate-o como se ele fosse um empregado ou um estrangeiro que mora com você. Ele trabalhará para você até o Ano da Libertação,
Levítico, capítulo 25, Versículo 40
-
41
e nesse ano ele e os seus filhos irão embora e voltarão para a sua própria família e para as terras dos seus antepassados.
Levítico, capítulo 25, Versículo 41
-
42
Os israelitas são escravos do SENHOR Deus, que os tirou do Egito; eles não deverão ser vendidos como escravos.
Levítico, capítulo 25, Versículo 42
-
43
Portanto, não os trate com crueldade, mas respeite a ordem de Deus.
Levítico, capítulo 25, Versículo 43
-
44
Se precisarem de escravos ou escravas, vocês poderão comprá-los dos povos vizinhos do seu país.
Levítico, capítulo 25, Versículo 44
-
45
Também poderão comprar os filhos dos estrangeiros que moram no meio de vocês. Essas crianças que nascerem na terra de Israel poderão ser compradas como escravos,
Levítico, capítulo 25, Versículo 45
-
46
e os seus donos poderão deixá-los como herança aos filhos, a quem esses escravos deverão servir a vida inteira. Mas um israelita não pode ter outro israelita como escravo, nem pode tratá-lo com crueldade.
Levítico, capítulo 25, Versículo 46
-
47
Pode acontecer que um estrangeiro que vive no meio do povo fique rico e que um vizinho israelita fique pobre e se venda como escravo a esse estrangeiro ou a alguém da família dele.
Levítico, capítulo 25, Versículo 47
-
48
Nesse caso, depois de vendido, o israelita tem o direito de ser comprado de novo. Um irmão,
Levítico, capítulo 25, Versículo 48
-
49
um tio, um primo ou outro parente chegado poderá comprá-lo. Ou, se ganhar bastante dinheiro, ele mesmo poderá comprar a sua liberdade.
Levítico, capítulo 25, Versículo 49
-
50
Ele e o homem que o comprou combinarão o preço que deverá ser pago, de acordo com o número de anos desde o ano em que ele se vendeu até o seguinte Ano da Libertação. O cálculo será feito tendo como base o salário que um empregado recebe.
Levítico, capítulo 25, Versículo 50
-
51
Se ainda faltarem muitos anos até o Ano da Libertação, ele pagará uma parte maior do dinheiro que recebeu quando se vendeu;
Levítico, capítulo 25, Versículo 51
-
52
mas, se faltarem poucos anos, a parte será menor.
Levítico, capítulo 25, Versículo 52
-
53
O dono o tratará como se ele fosse um empregado que é contratado para trabalhar por ano. Não deixem que o dono o trate com crueldade.
Levítico, capítulo 25, Versículo 53
-
54
E, se o homem não for libertado por nenhum desses modos, então no seguinte Ano da Libertação ele e os seus filhos ficarão livres.
Levítico, capítulo 25, Versículo 54
Compartilhar estes versículos:
Este versículo s de Levítico 25:27-54 da Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) está disponível para leitura online gratuita.
Sobre Levítico
Levítico é um livro da Bíblia que faz parte do Velho Testamento. Este livro contém 27 capítulos e é essencial para o entendimento das Sagradas Escrituras.