Ester 9 : 18 -32
-
18
Os judeus de Susã, porém, tinham se reunido no décimo terceiro e no décimo quarto dias e no décimo quinto descansaram e dele fizeram um dia de festa e de alegria.
Ester, capítulo 9, Versículo 18
-
19
Por isso os judeus que vivem em vilas e povoados comemoram o décimo quarto dia do mês de adar como um dia de festa e de alegria, um dia de troca de presentes.
Ester, capítulo 9, Versículo 19
-
20
Mardoqueu registrou esses acontecimentos e enviou cartas a todos os judeus de todas as províncias do rei Xerxes, próximas e distantes,
Ester, capítulo 9, Versículo 20
-
21
determinando que anualmente se comemorassem o décimo quarto e o décimo quinto dias do mês de adar,
Ester, capítulo 9, Versículo 21
-
22
pois nesses dias os judeus livraram-se dos seus inimigos; nesse mês a sua tristeza tornou-se em alegria; e o seu pranto, num dia de festa. Escreveu-lhes dizendo que comemorassem aquelas datas como dias de festa e de alegria, de troca de presentes e de ofertas aos pobres.
Ester, capítulo 9, Versículo 22
-
23
E assim os judeus adotaram como costume aquela comemoração, conforme o que Mardoqueu lhes tinha ordenado por escrito.
Ester, capítulo 9, Versículo 23
-
24
Pois Hamã, filho do agagita Hamedata, inimigo de todos os judeus, tinha tramado contra eles para destruí-los e tinha lançado o pur, isto é, a sorte para a ruína e destruição deles.
Ester, capítulo 9, Versículo 24
-
25
Mas, quando isso chegou ao conhecimento do rei , ele deu ordens escritas para que o plano maligno de Hamã contra os judeus se voltasse contra a sua própria cabeça, e para que ele e seus filhos fossem enforcados.
Ester, capítulo 9, Versículo 25
-
26
Por isso aqueles dias foram chamados Purim, da palavra pur. Considerando tudo o que estava escrito nessa carta, o que tinham visto e o que tinha acontecido,
Ester, capítulo 9, Versículo 26
-
27
os judeus decidiram estabelecer o costume de que eles e os seus descendentes e todos os que se tornassem judeus não deixariam de comemorar anualmente esses dois dias, na forma prescrita e na data certa.
Ester, capítulo 9, Versículo 27
-
28
Esses dias seriam lembrados e comemorados em cada família de cada geração, em cada província e em cada cidade, e jamais deveriam deixar de ser comemorados pelos judeus. E os seus descendentes jamais deveriam esquecer-se de tais dias.
Ester, capítulo 9, Versículo 28
-
29
Então a rainha Ester, filha de Abiail, e o judeu Mardoqueu escreveram com toda a autoridade uma segunda carta para confirmar a primeira, acerca do Purim.
Ester, capítulo 9, Versículo 29
-
30
Mardoqueu enviou cartas a todos os judeus das cento e vinte e sete províncias do império de Xerxes, desejando-lhes paz e segurança,
Ester, capítulo 9, Versículo 30
-
31
e confirmando que os dias de Purim deveriam ser comemorados nas datas determinadas, conforme o judeu Mardoqueu e a rainha Ester tinham decretado e estabelecido para si mesmos, para todos os judeus e para os seus descendentes, e acrescentou observações sobre tempos de jejum e de lamentação.
Ester, capítulo 9, Versículo 31
-
32
O decreto de Ester confirmou as regras do Purim, e isso foi escrito nos registros.
Ester, capítulo 9, Versículo 32
Compartilhar estes versículos:
Este versículo s de Ester 9:18-32 da Nova Versão Internacional (NVI) está disponível para leitura online gratuita.
Sobre Ester
Ester é um livro da Bíblia que faz parte do Velho Testamento. Este livro contém 10 capítulos e é essencial para o entendimento das Sagradas Escrituras.