2 Reis 17 : 11 -26
-
11
Queimaram incenso no topo dos montes, como faziam as nações que o SENHOR havia expulsado de diante deles. Os israelitas praticaram muitos atos perversos que provocaram a ira do SENHOR.
2 Reis, capítulo 17, Versículo 11
-
12
Adoraram ídolos, apesar das advertências claras do SENHOR contra isso.
2 Reis, capítulo 17, Versículo 12
-
13
Repetidamente, o SENHOR enviou profetas e videntes para advertirem Israel e Judá, com esta mensagem: “Afastem-se de seus maus caminhos. Obedeçam a meus mandamentos e decretos, a toda a lei que ordenei a seus antepassados e que lhes entreguei por meio de meus servos, os profetas”.
2 Reis, capítulo 17, Versículo 13
-
14
Mas os israelitas se recusaram a ouvir. Foram tão teimosos quanto seus antepassados que não quiseram crer no SENHOR, seu Deus.
2 Reis, capítulo 17, Versículo 14
-
15
Rejeitaram seus decretos e a aliança que ele havia feito com seus antepassados e desprezaram todas as suas advertências. Adoraram ídolos inúteis, de modo que eles próprios se tornaram inúteis. Seguiram o exemplo das nações ao redor e desobedeceram à ordem do SENHOR para que não as imitassem.
2 Reis, capítulo 17, Versículo 15
-
16
Rejeitaram todos os mandamentos do SENHOR, seu Deus, e fizeram dois bezerros de metal. Ergueram um poste de Aserá e adoraram Baal e todos os astros do céu.
2 Reis, capítulo 17, Versículo 16
-
17
Chegaram a sacrificar os próprios filhos e filhas no fogo. Consultaram adivinhos, praticaram feitiçaria, venderam-se para fazer o que é mau aos olhos do SENHOR e provocaram sua ira.
2 Reis, capítulo 17, Versículo 17
-
18
O SENHOR se indignou muito com Israel e o expulsou de sua presença. Com isso, restou somente a tribo de Judá.
2 Reis, capítulo 17, Versículo 18
-
19
Mesmo o povo de Judá, porém, não obedeceu aos mandamentos do SENHOR, seu Deus, pois seguiu as práticas perversas introduzidas por Israel.
2 Reis, capítulo 17, Versículo 19
-
20
O SENHOR rejeitou todos os descendentes de Israel. Como castigo, entregou-os a seus inimigos, até que expulsou Israel de sua presença.
2 Reis, capítulo 17, Versículo 20
-
21
Pois quando o SENHOR arrancou Israel do reino de Davi, os israelitas escolheram Jeroboão, filho de Nebate, como rei. Mas Jeroboão afastou Israel do SENHOR e os levou a cometer grande pecado.
2 Reis, capítulo 17, Versículo 21
-
22
E os israelitas continuaram a seguir todos os caminhos maus de Jeroboão. Não se afastaram desses pecados,
2 Reis, capítulo 17, Versículo 22
-
23
até que, por fim, o SENHOR os expulsou de sua presença, como todos os seus profetas haviam advertido. Assim, Israel foi deportado de sua terra para a Assíria, onde permanece até hoje.
2 Reis, capítulo 17, Versículo 23
-
24
O rei da Assíria trouxe povos da Babilônia, de Cuta, de Ava, de Hamate e de Sefarvaim e os estabeleceu nas cidades de Samaria, em lugar dos israelitas. Eles tomaram posse de Samaria e habitaram em suas cidades.
2 Reis, capítulo 17, Versículo 24
-
25
Assim que chegaram, esses estrangeiros não adoravam o SENHOR, de modo que o SENHOR mandou leões, que mataram alguns deles.
2 Reis, capítulo 17, Versículo 25
-
26
Por isso, enviaram uma mensagem ao rei da Assíria: “O povo que o senhor deportou para as cidades de Samaria não conhece os costumes do deus da terra. Ele mandou leões para destruí-los, porque não conhecem suas exigências”.
2 Reis, capítulo 17, Versículo 26
Compartilhar estes versículos:
Este versículo s de 2 Reis 17:11-26 da Nova Versão Transformadora (NVT) está disponível para leitura online gratuita.
Sobre 2 Reis
2 Reis é um livro da Bíblia que faz parte do Velho Testamento. Este livro contém 25 capítulos e é essencial para o entendimento das Sagradas Escrituras.