Êxodo 16 : 20 -36
-
20
Alguns deles, porém, não deram ouvidos e guardaram um pouco de alimento até a manhã seguinte. A essa altura, a comida estava cheia de vermes e cheirava muito mal. Moisés ficou furioso com eles.
Êxodo, capítulo 16, Versículo 20
-
21
Depois disso, as famílias passaram a recolher, a cada manhã, a quantidade necessária de alimento. E, quando o sol esquentava, os flocos que não tinham sido recolhidos derretiam e desapareciam.
Êxodo, capítulo 16, Versículo 21
-
22
No sexto dia, recolheram o dobro do habitual, ou seja, quatro litros para cada pessoa. Então todos os líderes da comunidade se dirigiram a Moisés e o informaram a esse respeito.
Êxodo, capítulo 16, Versículo 22
-
23
Moisés lhes disse: “Foi o que o SENHOR ordenou: ‘Amanhã será um dia de descanso, o sábado consagrado para o SENHOR. Portanto, assem ou cozinhem hoje a quantidade que desejarem e guardem o restante para amanhã’”.
Êxodo, capítulo 16, Versículo 23
-
24
Eles separaram uma porção para o dia seguinte, como Moisés havia ordenado. Pela manhã, a comida restante não tinha mau cheiro nem vermes.
Êxodo, capítulo 16, Versículo 24
-
25
Moisés disse: “Comam o alimento hoje, pois é o sábado do SENHOR. Hoje não haverá alimento no chão para recolher.
Êxodo, capítulo 16, Versículo 25
-
26
Durante seis dias vocês podem recolher alimento, mas o sétimo dia é o sábado, quando não haverá alimento algum no chão”.
Êxodo, capítulo 16, Versículo 26
-
27
Ainda assim, algumas pessoas saíram para recolhê-lo no sétimo dia, mas não o encontraram.
Êxodo, capítulo 16, Versículo 27
-
28
O SENHOR disse a Moisés: “Até quando este povo se recusará a obedecer às minhas ordens e instruções?
Êxodo, capítulo 16, Versículo 28
-
29
Entendam que o sábado é um presente do SENHOR para vocês. Por isso, no sexto dia, ele lhes dá uma porção dobrada de alimento, suficiente para dois dias. No sábado, cada um deve ficar onde está. Não saiam para recolher alimento no sétimo dia”.
Êxodo, capítulo 16, Versículo 29
-
30
No sétimo dia, portanto, o povo descansou.
Êxodo, capítulo 16, Versículo 30
-
31
Os israelitas chamaram aquela comida de maná. Era branco como a semente de coentro e tinha gosto de massa folhada de mel.
Êxodo, capítulo 16, Versículo 31
-
32
Então Moisés disse: “É isto que o SENHOR ordenou: ‘Encham uma vasilha de dois litros com maná e preservem-no para seus descendentes. Assim, as gerações futuras poderão ver o alimento que eu lhes dei no deserto quando os libertei do Egito’”.
Êxodo, capítulo 16, Versículo 32
-
33
Moisés disse a Arão: “Pegue uma vasilha e encha-a com dois litros de maná. Em seguida, coloque-a diante do SENHOR, a fim de preservar o maná para as gerações futuras”.
Êxodo, capítulo 16, Versículo 33
-
34
Arão fez conforme o SENHOR havia ordenado a Moisés e colocou a vasilha de maná diante das tábuas da aliança, para guardá-la.
Êxodo, capítulo 16, Versículo 34
-
35
Os israelitas comeram maná durante quarenta anos, até chegarem à terra onde se estabeleceriam. Comeram maná até chegarem à fronteira da terra de Canaã.
Êxodo, capítulo 16, Versículo 35
-
36
(A vasilha usada para medir o maná continha um ômer, que era a décima parte da medida padrão.)
Êxodo, capítulo 16, Versículo 36
Compartilhar estes versículos:
Este versículo s de Êxodo 16:20-36 da Nova Versão Transformadora (NVT) está disponível para leitura online gratuita.
Sobre Êxodo
Êxodo é um livro da Bíblia que faz parte do Velho Testamento. Este livro contém 40 capítulos e é essencial para o entendimento das Sagradas Escrituras.