Gênesis 31 : 32 -54
-
32
Quanto a seus deuses, veja se consegue encontrá-los, e quem os tiver roubado deve morrer! Se encontrar qualquer outra coisa que lhe pertença, identifique-a diante de todos estes nossos parentes, e eu a devolverei”. Jacó, porém, não sabia que Raquel havia roubado os ídolos da casa.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 32
-
33
Labão foi procurar primeiro na tenda de Jacó e, depois, nas tendas de Lia e das duas servas, mas nada encontrou. Por fim, entrou na tenda de Raquel.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 33
-
34
Acontece que Raquel havia pego os ídolos da casa e os escondido na sela do seu camelo, e estava sentada em cima deles. Quando Labão terminou de vasculhar toda a sua tenda sem encontrar os ídolos,
Gênesis, capítulo 31, Versículo 34
-
35
Raquel disse ao pai: “Por favor, perdoe-me por não me levantar para o senhor, mas estou em meu período menstrual”. Labão continuou a busca, mas não encontrou os ídolos da casa.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 35
-
36
Jacó se enfureceu e discutiu com Labão. “Qual foi o meu crime?”, perguntou ele. “O que fiz de errado para o senhor me perseguir como se eu fosse um criminoso?
Gênesis, capítulo 31, Versículo 36
-
37
O senhor vasculhou todos os meus bens. Por acaso encontrou algum objeto que lhe pertença? Coloque-o aqui, diante de nossos parentes, para que todos vejam. Que eles julguem entre nós dois!
Gênesis, capítulo 31, Versículo 37
-
38
“Estive vinte anos com o senhor, cuidando de seus rebanhos. Ao longo de todo esse tempo, suas ovelhas e cabras nunca abortaram. Não me servi de um carneiro sequer de seu rebanho para alimento.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 38
-
39
Quando algum deles era despedaçado por um animal selvagem, eu nunca lhe mostrava a carcaça. Não, eu mesmo arcava com o prejuízo! O senhor me obrigava a pagar por todo animal roubado, quer à plena luz do dia, quer na escuridão da noite.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 39
-
40
“Trabalhei para o senhor em dias de calor escaldante e também em noites frias e insones.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 40
-
41
Sim, por vinte anos trabalhei feito um escravo em sua casa! Trabalhei catorze anos por suas duas filhas e, depois, mais seis anos para formar meu rebanho. E dez vezes o senhor mudou meu salário.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 41
-
42
De fato, se o Deus de meu pai não estivesse comigo, o Deus de Abraão e o Deus temível de Isaque, o senhor teria me mandado embora de mãos vazias. Mas Deus viu como fui maltratado, apesar de meu árduo trabalho. Por isso ele lhe apareceu na noite passada e o repreendeu!”
Gênesis, capítulo 31, Versículo 42
-
43
Labão respondeu a Jacó: “Essas mulheres são minhas filhas, as crianças são meus netos, e os rebanhos são meus rebanhos. Na verdade, tudo que você vê é meu. Mas o que posso fazer agora por minhas filhas e pelos filhos delas?
Gênesis, capítulo 31, Versículo 43
-
44
Façamos, portanto, você e eu, uma aliança que sirva de testemunho do nosso compromisso”.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 44
-
45
Então Jacó pegou uma pedra e a colocou em pé como monumento.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 45
-
46
Em seguida, disse aos membros de sua família: “Juntem algumas pedras”. Eles pegaram as pedras e as amontoaram. Jacó e Labão se sentaram perto do monte de pedras e fizeram uma refeição para selar a aliança.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 46
-
47
A fim de comemorar a ocasião, Labão chamou o lugar de Jegar-Saaduta, e Jacó o chamou de Galeede.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 47
-
48
Labão declarou: “Este monte de pedras servirá de testemunha para nos lembrar da aliança que fizemos hoje”. Isso explica por que o lugar foi chamado de Galeede.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 48
-
49
Também foi chamado de Mispá, pois Labão disse: “Vigie o SENHOR a você e a mim para garantir que guardaremos esta aliança quando estivermos longe um do outro.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 49
-
50
Se você maltratar minhas filhas ou se casar com outras mulheres, mesmo que ninguém mais veja, Deus verá. Ele é testemunha desta aliança entre nós.”
Gênesis, capítulo 31, Versículo 50
-
51
“Veja este monte de pedras”, prosseguiu Labão. “Veja também este monumento que levantei entre nós dois.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 51
-
52
Estão entre mim e você como testemunhas dos nossos votos. Nunca atravessarei para o lado de lá do monte de pedras a fim de prejudicá-lo, e você jamais deve atravessar para o lado de cá a fim de prejudicar-me.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 52
-
53
Invoco o Deus de nossos antepassados, o Deus de seu avô Abraão e o Deus de meu avô Naor, para que sirva de juiz entre nós.” Assim, diante do Deus temível de seu pai Isaque, Jacó jurou respeitar a linha divisória.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 53
-
54
Então Jacó ofereceu sacrifício a Deus na montanha e convidou todos para a refeição comemorativa. Depois de comerem, passaram a noite ali.
Gênesis, capítulo 31, Versículo 54
Compartilhar estes versículos:
Este versículo s de Gênesis 31:32-54 da Nova Versão Transformadora (NVT) está disponível para leitura online gratuita.
Sobre Gênesis
Gênesis é um livro da Bíblia que faz parte do Velho Testamento. Este livro contém 50 capítulos e é essencial para o entendimento das Sagradas Escrituras.