Buscar

Jeremias 49 : 10 -23

NVT

  1. 10 Mas eu despojarei completamente a terra de Edom, e não restará lugar algum para se esconder. Seus filhos, irmãos e vizinhos serão todos destruídos, e Edom deixará de existir.

    Jeremias, capítulo 49, Versículo 10

  2. 11 Protegerei, contudo, os órfãos que restarem em seu meio, e as viúvas também podem esperar minha ajuda”.

    Jeremias, capítulo 49, Versículo 11

  3. 12 Assim diz o SENHOR: “Se os inocentes têm de sofrer, quanto mais vocês! Não ficarão impunes; também beberão deste cálice.

    Jeremias, capítulo 49, Versículo 12

  4. 13 Pois jurei por meu próprio nome”, diz o SENHOR, “que Bozra se tornará objeto de horror e um monte de ruínas; será motivo de zombaria e maldição. Todas as suas cidades ficarão desoladas para sempre.”

    Jeremias, capítulo 49, Versículo 13

  5. 14 Ouvi uma mensagem do SENHOR, que um embaixador foi enviado às nações para dizer: “Formem uma coalizão contra Edom e preparem-se para a batalha!”.

    Jeremias, capítulo 49, Versículo 14

  6. 15 Assim diz o SENHOR a Edom: “Eu a tornarei pequena entre as nações; será desprezada por todos.

    Jeremias, capítulo 49, Versículo 15

  7. 16 Você foi iludida pelo medo que provoca e por seu orgulho. Vive numa fortaleza de pedra e controla os altos dos montes. Mas ainda que faça seu ninho nas alturas com as águias, eu a derrubarei”, diz o SENHOR.

    Jeremias, capítulo 49, Versículo 16

  8. 17 “Edom será objeto de horror; todos que passarem por ela ficarão pasmos e abrirão a boca de espanto quando virem suas ruínas.

    Jeremias, capítulo 49, Versículo 17

  9. 18 Será como a destruição de Sodoma e Gomorra e de suas cidades vizinhas”, diz o SENHOR. “Ninguém viverá ali, ninguém habitará nela.

    Jeremias, capítulo 49, Versículo 18

  10. 19 Virei como um leão da mata do Jordão que ataca as ovelhas no pasto. Expulsarei Edom de sua terra e ali colocarei o líder que eu escolher. Pois quem é semelhante a mim e quem pode me desafiar? Que governante pode se opor à minha vontade?”

    Jeremias, capítulo 49, Versículo 19

  11. 20 Ouçam o que o SENHOR planejou contra Edom e contra os habitantes de Temã. Até as crianças serão arrastadas como ovelhas, e suas casas, destruídas.

    Jeremias, capítulo 49, Versículo 20

  12. 21 A terra tremerá com o estrondo da queda de Edom, e até do mar Vermelho se ouvirá seu clamor.

    Jeremias, capítulo 49, Versículo 21

  13. 22 Veja, o inimigo desce veloz, como águia, e abre suas asas sobre Bozra! Até os guerreiros mais valentes ficarão em agonia, como a mulher em trabalho de parto.

    Jeremias, capítulo 49, Versículo 22

  14. 23 Esta é a mensagem acerca de Damasco: “O medo tomou conta das cidades de Hamate e Arpade, pois ouviram a notícia de sua destruição. Seu coração está agitado, como o mar numa tempestade.

    Jeremias, capítulo 49, Versículo 23

Compartilhar estes versículos:

Este versículo s de Jeremias 49:10-23 da Nova Versão Transformadora (NVT) está disponível para leitura online gratuita.

Sobre Jeremias

Jeremias é um livro da Bíblia que faz parte do Velho Testamento. Este livro contém 52 capítulos e é essencial para o entendimento das Sagradas Escrituras.

Jeremias 49

39 Versículos

1 - Esta é a mensagem acerca dos amonitas. Assim diz o SENHOR: “Acaso não há descendentes de Israel para herdar a terra de Gade? Por que vocês, que adoram Moloque, habitam nas cidades de Gade?

2 - Está chegando o dia”, diz o SENHOR, “em que farei soar o grito de guerra contra a cidade de Rabá. Ela se tornará um monte de ruínas, e os povoados vizinhos serão queimados. Então Israel tomará de volta as terras que vocês tiraram dele”, diz o SENHOR.

3 - “Grite, ó Hesbom, pois a cidade de Ai está destruída. Chorem, ó habitantes de Rabá, e vistam roupas de luto. Lamentem e escondam-se entre os muros, pois seu deus, Moloque, será levado para terras distantes, junto com seus sacerdotes e oficiais.

4 - Você se orgulha de seus vales férteis, ó filha rebelde. Confiou em suas riquezas e pensou que ninguém jamais lhe faria mal.

5 - Mas eu trarei terror sobre você”, diz o Soberano, o SENHOR dos Exércitos. “Seus vizinhos a expulsarão de sua terra, e ninguém ajudará seus habitantes quando fugirem.

6 - No futuro, porém, restaurarei a situação dos amonitas. Eu, o SENHOR, falei.”

7 - Esta é a mensagem acerca de Edom. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: “Não há sabedoria em Temã? Não resta ninguém para dar bons conselhos? Sua sabedoria desapareceu?

8 - Deem meia-volta e fujam! Escondam-se em cavernas profundas, ó habitantes de Dedã! Pois, quando eu trouxer calamidade sobre Edom, castigarei vocês também.

9 - Aqueles que colhem uvas sempre deixam algumas para os pobres. Se ladrões viessem à noite, não levariam tudo.

10 - Mas eu despojarei completamente a terra de Edom, e não restará lugar algum para se esconder. Seus filhos, irmãos e vizinhos serão todos destruídos, e Edom deixará de existir.

11 - Protegerei, contudo, os órfãos que restarem em seu meio, e as viúvas também podem esperar minha ajuda”.

12 - Assim diz o SENHOR: “Se os inocentes têm de sofrer, quanto mais vocês! Não ficarão impunes; também beberão deste cálice.

13 - Pois jurei por meu próprio nome”, diz o SENHOR, “que Bozra se tornará objeto de horror e um monte de ruínas; será motivo de zombaria e maldição. Todas as suas cidades ficarão desoladas para sempre.”

14 - Ouvi uma mensagem do SENHOR, que um embaixador foi enviado às nações para dizer: “Formem uma coalizão contra Edom e preparem-se para a batalha!”.

15 - Assim diz o SENHOR a Edom: “Eu a tornarei pequena entre as nações; será desprezada por todos.

16 - Você foi iludida pelo medo que provoca e por seu orgulho. Vive numa fortaleza de pedra e controla os altos dos montes. Mas ainda que faça seu ninho nas alturas com as águias, eu a derrubarei”, diz o SENHOR.

17 - “Edom será objeto de horror; todos que passarem por ela ficarão pasmos e abrirão a boca de espanto quando virem suas ruínas.

18 - Será como a destruição de Sodoma e Gomorra e de suas cidades vizinhas”, diz o SENHOR. “Ninguém viverá ali, ninguém habitará nela.

19 - Virei como um leão da mata do Jordão que ataca as ovelhas no pasto. Expulsarei Edom de sua terra e ali colocarei o líder que eu escolher. Pois quem é semelhante a mim e quem pode me desafiar? Que governante pode se opor à minha vontade?”

20 - Ouçam o que o SENHOR planejou contra Edom e contra os habitantes de Temã. Até as crianças serão arrastadas como ovelhas, e suas casas, destruídas.

21 - A terra tremerá com o estrondo da queda de Edom, e até do mar Vermelho se ouvirá seu clamor.

22 - Veja, o inimigo desce veloz, como águia, e abre suas asas sobre Bozra! Até os guerreiros mais valentes ficarão em agonia, como a mulher em trabalho de parto.

23 - Esta é a mensagem acerca de Damasco: “O medo tomou conta das cidades de Hamate e Arpade, pois ouviram a notícia de sua destruição. Seu coração está agitado, como o mar numa tempestade.

24 - Damasco se enfraqueceu, e todos os seus habitantes se preparam para fugir. Medo, angústia e dor se apoderam dela, como da mulher em trabalho de parto.

25 - A cidade famosa, antes tão alegre, será abandonada.

26 - Seus jovens cairão nas ruas, todos os seus soldados serão mortos”, diz o SENHOR dos Exércitos.

27 - “Acenderei fogo nos muros de Damasco, e ele queimará os palácios de Ben-Hadade.”

28 - Esta é a mensagem acerca de Quedar e dos reinos de Hazor, que Nabucodonosor, rei da Babilônia, atacou. Assim diz o SENHOR: “Avancem contra Quedar! Destruam o povo do Oriente!

29 - Tomarão seus rebanhos e tendas e levarão seus bens e camelos. Por toda parte se ouvirão gritos de pânico: ‘Estamos cercados de terror!’.

30 - Corram para salvar a vida”, diz o SENHOR. “Escondam-se em cavernas profundas, habitantes de Hazor, pois Nabucodonosor, rei da Babilônia, está se preparando para destruí-los.

31 - “Subam e ataquem essa nação confiante”, diz o SENHOR. “Seu povo vive sozinho no deserto; não tem muros nem portões.

32 - Vocês tomarão como despojo os camelos e todos os outros animais deles. Espalharei ao vento essa gente que vive em lugares distantes. Trarei calamidade sobre eles de todos os lados”, diz o SENHOR.

33 - “Hazor se tornará morada de chacais e ficará desolada para sempre. Ninguém viverá ali, ninguém habitará nela.”

34 - O profeta Jeremias recebeu esta mensagem do SENHOR acerca de Elão no início do reinado de Zedequias, rei de Judá.

35 - Assim diz o SENHOR dos Exércitos: “Destruirei os arqueiros de Elão, os melhores soldados de seus exércitos.

36 - Trarei inimigos de todos os lados e espalharei os habitantes de Elão aos quatro ventos; serão exilados em nações do mundo inteiro.

37 - Irei com os inimigos de Elão para despedaçá-la; em minha ira ardente, trarei calamidade sobre os elamitas”, diz o SENHOR. “Seus inimigos os perseguirão com a espada até que os tenham destruído completamente.

38 - Colocarei meu trono em Elão”, diz o SENHOR, “e destruirei seu rei e seus oficiais.

39 - No futuro, porém, restaurarei a situação de Elão. Eu, o SENHOR, falei!”

Velho Testamento

Jeremias

52 Capítulos

Versículos relacionados

Explore mais mensagens da Bíblia visitando outros versículos deste capítulo.